O Êxodo. Explicação científica linha a linha da Bíblia. Андрей Тихомиров
Читать онлайн книгу.os exatores do povo e os seus oficiais, e disseram ao povo: Assim diz Faraó: não vos darei palha. (Os faraós (suas riquezas e os seus recursos) eram organizadas cuidadosamente em torno dos sarcófagos).
11 Ide vós mesmos, e tomai palha onde a achardes; mas do vosso trabalho nada se diminuirá. A iniciativa é punível!).
12 e o povo se dispersou por toda a terra do Egito, colhendo ceifa em vez de palha. (Ceifeira ou restolho – a parte inferior dos caules das culturas de grãos que permanece na raiz após a colheita).
13 e os exatores o apertavam, dizendo: fazei a vossa obra todos os dias, como quando tivestes palha. (Uso de palha em vez de palha).
14 e os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, eram açoitados, dizendo: Por que não fazeis ontem e hoje um número fixo de tijolos, como fizeram até agora? (Usado como superintendentes e judeus).
15 Então vieram os oficiais dos filhos de Israel, e clamaram a Faraó, dizendo: Por Que fazes assim a teus servos? (Os judeus estão indignados).
16 palha não se dá aos teus servos; mas dizem-nos os tijolos: fazei-o. E eis que os teus servos são açoitados; é pecado o teu povo. (Estado pré-revolucionário).
17 Ele, porém, disse: estais ociosos, estais ociosos; por isso dizeis: vamos, ofereçamos sacrifícios ao Senhor. (O Faraó, porém, acredita que os judeus são ociosos).
18 Ide, pois, e trabalhai; palha não vos dará, mas o número de tijolos dareis. (Em primeiro lugar, o trabalho, do ponto de vista do Faraó).
19 e os oficiais dos filhos de Israel viram a sua calamidade, dizendo: Não diminuireis o número de tijolos, como convém a cada dia. (É necessário cumprir a norma para cada dia-aqui está o dia de trabalho).
20 e quando saíram da presença de Faraó, encontraram-se com Moisés e Arão, que estavam esperando por eles.).
21 E disseram-lhes: veja e julgue-vos o Senhor, porque nos fizestes odiosos aos olhos de Faraó e dos seus servos, e lhes pusestes a espada na mão para nos matar. (Isto é, Moisés e Arão tornaram-se, de fato, instigadores).
22 Então Moisés voltou-se para o Senhor, e disse: Senhor! por que afligiste este povo? por que me enviaste? (A necessidade de receber novas instruções, eles se tornaram, sem instruções «de cima», praticamente completamente impotentes).
23 Porque desde que vim a Faraó, e falei em teu nome, ele tem feito pior a este povo; mas tu não livraste o teu povo. (Crítica de Deus).
Capítulo 6
1 e disse O Senhor a Moisés: Agora verás o que farei a Faraó; por obra de mão forte os deixará ir; por obra de mão forte os expulsará da sua terra. O Senhor dos Exércitos (Moisés).
2 falou Deus a Moisés e disse-lhe: Eu sou o Senhor. (Ou seja, Senhor, e você deve me servir).
3 apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, com o nome de Deus Todo-Poderoso, mas com o meu nome de Senhor não lhes apareci.
4 e estabeleci o meu pacto com eles, para lhes dar a terra de Canaã, a terra das suas peregrinações, na qual peregrinaram. (Isto é, Canaã, o lugar onde os judeus costumavam vagar).
5 e ouvi os gemidos dos filhos de Israel, porque os egípcios os escravizavam; e lembrei-me do meu pacto. (Agora a situação mudou e importantes rotas comerciais passam por esse território, que teriam que ser capturadas e estabelecidas para estabelecer sua Dominação, a fim de obter boas comissões para o transporte de mercadorias).
6 dize, pois, aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo do jugo dos egípcios, e vos livrarei da sua servidão, e vos livrarei com um braço estendido e com grandes juízos. (os israelenses devem se tornar «bucha de canhão» para tomar as rotas comerciais mais vantajosas).
7 e vos tomarei por povo, e serei o vosso Deus, e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei do jugo do Egito.
8 e vos introduzirei na terra da qual levantei a minha mão e jurei dá-la a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança. Eu Sou O Senhor. (Sua tarefa é cumprir, não raciocinar. A Regra do talião: você é para mim, Eu sou para você).
9 Moisés falou isso aos filhos de Israel; mas eles não deram ouvidos a Moisés, por causa da cobardia e do peso do trabalho. (Naturalmente, nenhum dos israelitas de sobo tentou se tornar «bucha de canhão»).
10 e disse O Senhor a Moisés, dizendo: (O sacerdote não se retira em tudo, a riqueza e o controle das terras lucrativas das caravanas estão em jogo).
11 entra, dize a Faraó, rei do Egito, que deixe sair da sua terra os filhos de Israel. (Insubordinação ao Faraó).
12 Então disse Moisés perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me ouvem; como, pois, me ouvirá Faraó? eu não sou verbal. (Moisés diz que não pode falar bem.)
13 E falou o Senhor a Moisés e a Arão, e deu-lhes ordens aos filhos de Israel e a Faraó, rei do Egito, para tirarem os filhos de Israel da terra do Egito. (Conectando Aaron).
14 estes são os chefes das suas casas paternas: os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Hanoque, Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben. (Os antepassados de Moisés e Aarão).
15 Os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma mulher cananéia; estas são as famílias de Simeão. (Ancestrais dos judeus).
16 estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merári. E os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete. Antepassados dos judeus. A cronologia dos judeus desde a antiguidade foi realizada de acordo com o reinado dos Reis, eventos políticos importantes. O calendário também foi introduzido desde a» criação do mundo», a contagem anual de meses e dias foi Dupla: o início do ano» sagrado" foi considerado o mês da primavera de Nissan (março moderno – abril), o início do ano civil – o mês de outono de tishri (Setembro – Outubro), que remonta à adoração dos dias dos equinócios da primavera e do outono. Assim, muito provavelmente, Levi viveu 68,5 anos, o que é bastante lógico, isto é, o ano moderno (em nosso entendimento) foi realmente dividido em dois).
17 Os filhos de Gérson: Libni e Simei, com suas casas paternas. (Ancestrais dos judeus).
18 Os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel. E os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos. Antepassados dos judeus. Kafa viveu 66,5 anos.
19 Os filhos de Merári: Mali e Musi. Estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações. (Ancestrais dos judeus).
20 Anram tomou a sua tia Joabede por mulher, e ela lhe deu Arão e Moisés. E os anos da vida de Anram foram cento e trinta e sete. (Este é o exemplo de quarenta, Amram viveu 68,5 anos).
21 Os filhos de Izar: Corá, Nefeg e Zicri. (Ancestrais dos judeus).
22 Os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sífri. (Ancestrais dos judeus).
23 Arão tomou por mulher Isabel, filha de Aminadabe, irmã de Nasom; e ela lhe deu Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. (Ancestrais dos judeus).
24 Os filhos de Corá: Aser, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias de Corá. (Ancestrais dos judeus).
25 Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Futiel, e ela lhe deu Finéias. Estes são os chefes das casas paternas dos levitas, segundo as casas de seus pais. (Ancestrais dos judeus).
26 estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos. (O propósito de Moisés e Arão para a «grande» missão).
27 estes foram os que falaram a Faraó, rei do Egito, para tirar do Egito os filhos de Israel; Estes são Moisés e Arão. (Não se pode desobedecer às «forças superiores»).
28 no tempo em